Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Curso de Medicina é foco no Nordeste, Santa Cruz é Privilegiada



Hoje foi a Audiência Pública sobre o curso de Medicina no Interior do estado que vem sido vivenciado a cada dia nos projetos de inicialização, que aconteceu no teatro Candinha Bezerra, participaram do Evento Prefeitos da região, Deputados, vereadores, Secretários, Diretores, Professores, Alunos e demais entidades relacionada ao interesse do Curso de expansão de Medicina no Trairi . 

A diretora da HUAB Professora Maria Cláudia fala um pouco da instituição Ana bezerra, uma estrutura que tem 60 anos de existência tendo a missão de presta assistência materno infantil qualificada e humanizada de referência regional, no qual vem se inserir nesse contexto de um novo modelo do curso de Medicina, o Hospital Ana bezerra é o único hospital do interior do estado, fala também de sua equipe, equipamentos e estrutura física, investimento de 5 Milhões  em reformas, construindo a UTI neo natal  devido as dificuldades na capital do estado e finaliza com outros investimentos e programas que o Hospital irá receber beneficiando a população.

O Professor Dinamérico Augusto representando o Prefeito Péricles Rocha esclarece o não comparecimento do mesmo devido aos compromissos inadiáveis durante todo o dia na capital do Estado, e fala sobre o compromisso da gestão Péricles Rocha com a cidade de Santa Cruz, para que a próxima gestão der continuidade na melhoria e no desenvolvimento da cidade prosseguindo ele ler a documentação no qual fala sobre a doação de um colégio Municipal de nome Miguel Lula de Farias a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, destinada a implantação da Faculdade de Medicina no Trairi.  A qual podendo ainda a lei ser aprovada pela câmara municipal, no qual não acontecendo, tendo que esperar a próxima gestão tomar suas decisões.

A Deputada Fátima Bezerra parabeniza mais uma vez a cidade de santa Cruz pela demonstração de unidade de organização, de responsabilidade e de compromisso com a cidade se unindo por tal interesse, e fala sobre o início de onde tudo começou, de trazer um projeto no qual aprovado pelo MEC a vinda do Campus de Ensino a cidade de Santa Cruz, indo buscar, brigar pelos recursos e conseguir essa vitória, depois vindo os cursos Técnicos , e agora estar dando continuidade em buscar essa conquista em trazer o curso de expansão de Medicina no interior do Rio Grande do Norte, e essa luta hoje sendo confirmada pelo MEC, entrando o Rio Grande do Norte no Plano de expansão da  primeira fase,  sendo realizado em 3 cidades: Santa Cruz, Currais Novos e Caicó. Demonstrando a mesma a evolução dos tempos atuais, no qual no passado não se via, temos que valorizar essa oportunidade. E finaliza em ficar muito feliz ao ver a carta apresentada do Prefeito Péricles Rocha, e está mais feliz ainda por está presente a Prefeita Eleita, não tendo nenhuma dúvida de que Dra. Fernanda devido a área que atua no campo da saúde, vendo o tamanho da grandeza que o curso é em todo Nordeste, e não tendo nenhuma dúvida que Dra. Fernanda vai se somar com o prefeito Péricles e uma proposta a deixar seria para que ao deixar passar o ano e levando a causa a câmara municipal aprovando exatamente a destinação do Terreno a universidade Federal do Rio Grande do Norte mostrando a união de todos sendo fundamental a existência do Terreno.

A Secretária de Saúde Guacira Pimenta fala na importante parceria que o governo Municipal vem fazendo com a Universidade, e frisa a respeito do Hospital Regional Aluízio Bezerra, Hospital esse Municipalizado, para que possa ajudar no processo de expansão do curso na cidade, que não seja esquecido, pois os seus profissionais têm forte competência no qual muitos trabalham na HUAB e vem fazendo um ótimo trabalho, pois a mesma tem dado tudo para melhorar a questão do Hospital, e que problemas têm, ele hoje está agonizando, mas  ele existe,  isso é um fato nacional é no Brasil todo.

A Prefeita Eleita, Fernanda Costa fala sobre a doação do Terreno no qual funciona a Escola Municipal Miguel Lula de Farias no seu ensino fundamental, “O Ensino fundamental e o Ensino Infantil é responsabilidade de nós gestores municipais e eu não posso doar simplesmente um terreno para abrir um ponto de Nível Superior fechando base do ensino Fundamental, então isso é um processo que tem que ser discutido, a prefeitura vai ser parceira, mas tem que discutir e encontrar uma solução e não simplesmente fechar uma Escola, agente precisa de tempo...”.  E conclui afirmando que a parceria continuará e vai está de portas abertas. Palavras de Fernanda Costa.

O Deputado Tomba Farias fala no tempo em que era prefeito Municipal na proposta de trazer os curso para a cidade, em que o curso a distância não era mais viável, de início veio a UERN sendo construída pela prefeitura e implantado o curso de Enfermagem, e não tem dúvidas que na pessoa de Dra. Fernanda as portas vão está abertas pelo carinho e paixão que ela tem na área, finaliza o deputado dizendo : “A minha vida, a minha paixão é por essa terra...” .

A Reitora da UFRN Professora Ângela Paiva fala que a importância do terreno é de total importância, tendo em vista avaliações sobre o terreno não só a avaliação por está perto da FACISA e HUAB, mas permite uma construção muito interessante pra da conta da expansão da FACISA e HUAB, pois já existe um cronograma de obras, e as primeiras obras começaram por Caicó, pois o início do curso se da em Caicó, programando pra começar em 2014.2 e diz: “ Ta longe? Não está muito perto, só temos 1 ano e meio para tudo isso, para projeto e para a construção...” . Concurso para Professores já começam no começo de 2013 e técnicos no final de 2013 ou começo de 2014.

Santa Cruz está perto para receber um nível muito alto em termo de Educação da Saúde, reconhecido em todo Nordeste, devemos aproveitar e agarrar como uma vitória para a população Santacruzense.


 Rodolfo Rodrigues
    Assessoria de Comunicação
Governo Municipal de Santa Cruz
(84) 9926-4900
(84) 8784-2202 

Nenhum comentário:

Postar um comentário